Mapa de coleção: como estruturar
- Pâmela Mendonça Girelli

- 2 de set. de 2021
- 3 min de leitura
Veja os principais passos para montar um mapa de coleção completo
Durante o desenvolvimento de uma coleção, existem diversas etapas importantes que devem ser consideradas e analisadas para que se tenha uma maior assertividade, seguindo uma ordem cronológica. Aqui vou te mostrar como é o passo a passo para o desenvolvimento de uma coleção de moda, partindo desde a parte de pesquisa de público-alvo até a definição do mix de produtos. Mas depois de definida a coleção, como ter certeza de que todas essas etapas serão feitas com exatidão e sucesso? É aí que entra o Mapa de Coleção que vou te explicar a seguir!

O que é
O Mapa de Coleção é um guia com todas as etapas do desenvolvimento da coleção que devem ser seguidas até a sua produção. Cada coleção, por ser única, vai possuir o seu mapa, mas existem alguns fatores em comum entre todas.
No mapa, as etapas vão estar em ordem cronológica, bem descritas e, ainda, com referências visuais para que ele seja de fácil compreensão. Através do mapa é possível fazer uma imersão na coleção, tendo conhecimento de tudo que será necessário para o desenvolvimento dela, bem como poder controlar e revisar as etapas na medida que forem acontecendo.
Seguir o mapa vai te ajudar a ter uma visão mais clara de todo o processo, bem como evitar a perda de tempo e de ter retrabalho por uma etapa não ter sido realizada corretamente.
Como estruturar
Para criar o seu próprio mapa de coleção, você pode fazer de forma manual, ou utilizando ferramentas como Excel, Illustrator e, ainda, programas específicos desenvolvidos para esse fim. Independente do método, é muito importante que ele seja sempre revisitado e atualizado conforme alterações forem feitas durante o processo de desenvolvimento.
Mas quais etapas exatamente devem contar no meu mapa de coleção? Bom, como citei anteriormente, cada coleção é única, mas de um modo geral, existem alguns tópicos obrigatórios:
1. Público-alvo / Persona Através de texto ou moodboards, identificar qual é o público/persona que essa coleção vai atender. Quanto mais detalhado melhor! (já falamos sobre como definir a sua persona aqui)
2. Inspiração / Referências / Temas Nessa etapa, você irá montar um moodboard com as referências criativas usadas como inspiração e apresentar as temáticas definidas pela equipe de criação.
3. Cartela de cores, de materiais e aviamentos De forma bem detalhada, quais as cores (com os pantones), materiais e aviamentos usados em todas as peças.
5. Mix de produtos Quais peças que fazem parte da coleção especificando os modelos e as quantidades. Ex: 3 blusas, 1 jaqueta bomber, 2 calças de alfaiataria, etc.
6. Fichas técnicas Aqui incluir a ficha técnica de cada peça desenvolvida para que ela possa ser acompanhada pela equipe de produção.
7. Cronograma de atividades Definir com cada equipe envolvida no processo de desenvolvimento, quais atividades destinadas a elas, com especificações do que devem cuidar e prazos. Imagine situações hipotéticas para tentar prever contratempos.
Todos esses elementos formarão um painel (seja físico ou virtual) em que você poderá ter uma visão macro da coleção, antes que ela chegue as lojas. Com essa visão detalhada, você consegue ter ações preventivas, visualizar pontos falhos e ir trabalhando neles antes de produzir a peça, sem ser pego de surpresa.

Vantagens Assertividade Tendo uma mapa de coleção completo, tudo fica exposto. Dessa forma, você consegue ter uma visão macro da sua coleção e pensar em soluções antes mesmo da produção, como substituições estratégicas que vão se encaixar melhor na proposta da coleção, criação de similares e ainda troca de elementos que não atenderam à expectativa.
Economia Seguindo o mapa, no momento que você direcionar as peças para a pilotagem, a probabilidade de alguma sair do escopo é bem menor, pois você já terá tido a oportunidade de visualizar possíveis contratempos anteriormente. Desse modo, o número de pilotagens é reduzido, gerando economia de recursos e dinheiro.
Mais tempo Mesmo utilizando mais tempo ao elaborar o mapa de coleção e alimentá-lo, com o decorrer de todo o processo você irá perceber que ter uma metodologia que traz assertividade, acaba trazendo redução de tempo em todos os outros processos.
Lembre-se!
O mapa de coleção não é essencial, mas pode te ajudar muito durante todo o processo. Analise o seu formato de trabalho, converse com sua equipe e discuta os pontos citado acima para ver se é viável ou não inserir essa etapa no seu desenvolvimento.






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