Afinal, o que é Branding?
- Pâmela Mendonça Girelli

- 8 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de set. de 2021
Saiba mais sobre esse conceito e como usá-lo no seu negócio
Mesmo que você não perceba, o universo das marcas faz parte do seu dia a dia. Estamos rodeados por marcas o tempo todo, para onde olhamos (dentro de casa ao nosso redor, nas redes sociais ou até mesmo nas ruas e nas vitrines) visualizamos marcas e as mensagens transmitidas por elas.
Mas e afinal, o que te faz escolher uma marca no lugar de outra? É sobre isso que vamos falar agora!
O que é branding?
Branding é maior do que marca, é a criação de valor e estratégias em diferentes níveis, ou seja: é sobre como o cliente/consumidor percebe a sua marca, e está muito relacionado a sua reputação.
O branding é o gerenciamento da marca a longo prazo, é uma estratégia com um conjunto de ações que alinham: posicionamento, propósito e valores da marca, com o objetivo de despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.
Todos os movimentos que uma marca faz (criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, tom de voz, valores da empresa, jingles, pessoas que irão representar...) ajudam a construir a personalidade da marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.
Resumindo, Branding é garantir que seu negócio vai crescer de forma inteligente e duradoura, sempre voltado para o que sua marca é e como quer ser percebida.

Qual a importância do branding?
Com a globalização a competitividade cresceu, aumentando assim a necessidade das marcas mostrarem o seu diferencial. Através de uma estratégia de marca bem pensada, uma marca consegue transmitir seus valores e propósito, criando uma conexão com o seu cliente que vai além do produto.
De acordo com a pesquisa realizada pelo Customer Thermomether, mais de 65% dos consumidores compartilhavam estar emocionalmente conectados a uma marca. Isso traz como consequência, o sentimento de que a empresa se importa por pessoas como eles. (Fonte: Sebrae)
Se a sua marca não se comunicar de forma coerente e consistente, ela pode gerar uma imagem confusa no mercado, causando danos a sua reputação, além de diminuir sua credibilidade e confiabilidade por parte do consumidor.
Estratégias de branding para aplicar no seu negócio: Plataforma de marca, um dos primeiros passos para criar a sua estratégia de marca é a determinação da plataforma de marca, que engloba a definição dos seguintes aspectos:
Identidade visual A identidade visual é a sua personalidade aplicada através de elementos visuais, ou seja, a representação gráfica da marca. Entram aqui o nome, o logo, as fontes e as cores utilizadas em toda a comunicação, seja ela física ou online. Crie um manual com todas as informações referentes a identidade visual para que todos que precisem usar dentro da empresa tenham acesso.
Marketing de experiência É a forma de gerar vínculos afetivos com a marca através de experiências e estímulos emocionais para atrair, conquistar e fidelizar esse consumidor. Alguns exemplos são inserir os seus clientes nos seus canais de comunicação, amostras grátis ou colocar um cheirinho agradável nas encomendas.
Qualidade de conteúdo Entregando conteúdo de qualidade e que condiz com o público da sua empresa, você consegue atrair possíveis clientes para a sua marca e convencê-los da necessidade de compra, além de fixar o conceito da sua marca na mente desses consumidores.
Presença digital Estar presente digitalmente faz com que você estabeleça contato com o seu público e seja lembrando constantemente. Além disso, é uma forma importante de aumentar o alcance das suas campanhas.
Dicas de livros:
Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca. Autor: Sandra Ribeiro Cameira

On Branding: 20 Princípios que Decidem o Sucesso das Marcas. Autor: David A. Aaker

Branding para Empreendedores. Autor: Marcos Bedendo







Comentários